História do Jequitibá

A história do Jequitibá Rugby Clube está enraizada com a história do rugby na RMC. Nosso esporte está presente em Campinas e região desde a década de 70. Veja toda a trajetória do rugby na cidade até chegar nos dias atuais com a fundação do Jequitibá com pessoas remanescentes do primeiro clube:

1976

Surge o Campinas Rugby, através de seu Fundador Sr. Henry Lancaster Donovan que tinha se mudado para Campinas vindo da capital. Na cidade de São Paulo, Sr. Donovan era associado do tradicional SPAC (São Paulo Atlético Clube), clube com origem na colônia inglesa que teve entre seus sócios Charles Miller, patrono do Futebol e do Rugby no Brasil.

1981

No início da década de 80 o Campinas Rugby passou a representar a Unicamp, onde os alunos começaram também a praticar o Rugby.

1987

1987

Em 1987 o time recebeu o apoio do Clube Hípica Barão, um tradicional clube da cidade, e o fruto desta parceria foi o título da 2ª divisão do Campeonato Paulista. Após a conquista, muitos atletas acabaram por ter que deixar a equipe, reduzindo suas atividades.

1988

A Escola Salesiana São José, um renomado colégio de Campinas, inicia um projeto de rugby com um grupo de 40 garotos.

1990

Nasce o CRAC (Campinas Rugby Athletic Club), equipe que participou do Campeonato Paulista M18 nos anos de 90, 91 e 92. Esses garotos aprenderam a modalidade e mais que isso, entenderam a essência do rugby, a verdadeira filosofia do esporte.

1998

Alguns alunos do São José deixaram de praticar, outros se mudaram da cidade, mas os que continuaram desejavam montar uma equipe competitiva e com isso em mente saíram em busca de novos possíveis atletas, juntamente com os remanescentes do Campinas Rugby. São formados então, grupos de treinamento na cidade e uma nova equipe começam a surgir.

2001

Durante a Copa Minas/São Paulo de Rugby, jogadores do Campinas Rugby, alguns praticantes da Unicamp e os ex-garotos do CRAC se uniram para representar a cidade de Campinas. Após o último jogo do campeonato os jogadores se reúnem e fazem uma eleição para escolher o nome desta nova equipe.

2002

2002

Surge o Jequitibá Rugby, como uma homenagem à árvore símbolo de Campinas. A equipe se torna sempre presente no cenário do rugby estadual, participando das principais competições. Vários ex-jogadores do Jequitibá Rugby, fundaram times em outras partes do Brasil e outros tiveram passagem pela seleção brasileira.

2010

2010

O Jequitibá conquista o vice-campeonato do Campeonato Paulista do interior.

2011

É realizada a assembléia de fundação legal da Associação Desportiva Jequitibá Rugby.

2015

2015

O Jequitibá é Campeão invicto do Torneio de Sevens de Piracicaba. (Modalidade Olímpica)

2017

2017

O Jequitibá inicia a execução do seu primeiro projeto via lei de incentivo federal ao esporte. Com adolecentes de 12 a 18 anos de quatro escolas estaduais de Campinas.

O Jequitibá fecha parceria com a prefeitura de Paulínia para o uso de um centro de treinamento na cidade e a criação das categorias de base do clube através do projeto batizado como: “Escola de Rugby”. Idealizado pelo Jequitibá para atender gratuitamente 100 adolescentes de 11 a 18 anos em parceria com a Secretaria de Esportes e a Secretaria de Educação de Paulínia. O time adulto masculino também começa a mandar seus jogos do Campeonato Paulista na cidade de Paulínia.