Próxima PartidaAlto Tiête Rugby X Jequitibá Rugby/26/08/2018/Mogi das Cruzes

Fundação Educar D’Paschoal e RUEPV unidos pelo protagonismo juvenil

A Fundação Educar DPaschoal, criada em 1989, é o investimento social privado da Cia DPaschoal, que acredita na educação para a cidadania como estratégia de transformação social gerando valor compartilhado nas comunidades brasileiras. Para isso, os programas oferecidos pela Educar visam desenvolver crianças e jovens a se reconhecerem como protagonistas de suas vidas e pessoas capazes de mudar o mundo.

 “A Fundação Educar entende que a educação escolar é extremamente importante para o desenvolvimento das crianças e jovens, mas que vai além disso. Por isso, através de recursos de leis de incentivo, nós apoiamos projetos que estimulem também o protagonismo juvenil como os voltados ao esporte, a cultura e a arte, e procuramos dar oportunidades para crianças e jovens que encontram dificuldade no acesso a esses recursos”, explica Simone Santos, coordenadora da Fundação Educar.

“Atuamos para que as pessoas sejam cidadãos conscientes do seu papel na sociedade e para mostrar a elas a capacidade que tem de mudar sua própria realidade. Por isso, trabalhar com protagonismo juvenil, é dar voz a esses jovens e mostrar seu papel quanto cidadão em uma sociedade complexa como a que vivemos” afirma Simone.

Foi assim que o RUEPV – Rugby, uma escola para a vida, passou a receber incentivos da Fundação Educar DPaschoal, mesmo não sendo um esporte tradicional no Brasil, foi justamente por levar aos jovens a integridade, a paixão, a solidariedade, a disciplina e o respeito, pilares de sustentação do esporte, que chamou atenção.

“Nós não temos propriedade com esse esporte, não somos expert nisso, mas nos chamou a atenção por causa dessa interação da criança com o esporte e da atuação coletiva, a questão do trabalhar em conjunto, trabalhar a disciplina”, esclarece Simone.

Já é o terceiro ano que a Fundação trabalha com o projeto RUEPV que envolve escolas públicas e pessoas de baixa renda.

“Encontramos na parceria com o RUEPV uma forma de colocar jovens em contato com algum tipo de esporte que, talvez, não fosse pelo projeto não teriam acesso”, informa a coordenadora.

Fundação Educar DPaschoal e RUEPV: unidos pelo esporte, levando valores e transformando pessoas. Conheça mais sobre a Fundação Educar clicando aqui.